Seguidores

Radio Gamer

sábado, 18 de junho de 2011

Um jogo fervendo de bom


The Elder Scrolls V: Skyrim é um dos dois RPGs de ação mais aguardados do ano (ao lado de Dark Souls). O game é da mesma desenvolvedora de Fallout 3 e Fallout: New Vegas, a Bethesda Softworks, e segue a famosa e muito bem sucedida série The Elder Scrolls. Seu antecessor, Oblívion, foi um grande sucesso de público e crítica, que arrebanha novos jogadores até os dias de hoje.
Novidades a mais informações sobre o jogo foram apresentadas na Electronic Entertainment Expo deste ano, o que mais uma vez confirma a prerrogativa de que Skyrim será um fortíssimo candidato a jogo do ano.

Em entrevista à IGN, Todd Howard, o criador por detrás do desenvolvimento do quinto game da franquia, fez comentários e forneceu informações importantes sobre o game. A ideia primordial era construir um jogo para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, trazendo dragões (muitos dragões) para a tela. Mas tê-los de forma como se veem nos filmes ou nos contos de fantasia, além de contar com boa jogabilidade em relação a eles.
O mistério dos dragões
O jogador é dragonborn, o que significa ter nascido com uma alma de dragão. Por que os dragões voltaram e qual o seu papel nesse contexto, são os assuntos principais que serão descobertos com o desenrolar de eventos do game. O vasto mundo presente no jogo permitirá aos jogadores serem da forma que eles bem entenderem e continuar jogando assim.
Mudanças significativas
A jogabilidade pode ser tanto em primeira pessoa quanto em terceira, podendo ser alterada a qualquer momento do game. O que a empresa se esmerou para evoluir foi a naturalidade com que qualquer uma das duas formas permita que o jogador desenvolva movimentos e ações, sem divergências bruscas, ou mudança de controles.

Cada uma das mãos do protagonista pode carregar armas ou itens independentes, mesmo que sejam coincidentes. Por exemplo, cada uma das mãos pode portar uma magia ao mesmo tempo,mesmo que sejam iguais ou diferentes. Ou uma espada em sua mão direita e outra espada na mão esquerda. Segundo Howard, o jogador coloca o que quiser em cada mão quando bem entender. Por essa razão que não se escolhe uma classe no início do game.
A utilização dos itens leva ao ganho de pontos de experiência, que ao atingirem determinado número, ocasionam um ganho de level. Cada vez que o jogador aumenta seu nível, pode escolher o que no jogo é chamar do “perk” (mais ou menos parecido com o que há em Fallout 3); que são habilidades específicas, como concentração aprimorada ou melhor lábia nos diálogos.
O enorme mundo aberto
Img_normal
Os desenvolvimentos relativos ao ambiente foram vários e significativos. A qualidade visual é tremenda, assim como os tipos de vegetações e formas de relevo. Existem florestas com árvores grandes e antigas, lugares totalmente cobertos por neve (chamados de tundras); conforme os jogadores escalam mais alto, o frio aumenta, bem com o a incidência do gelo. Ou seja, quando mais se sobe, mais dificuldades vão ser encontradas.
O mundo é aberto, de vasta imensidão, com a população composta não só pelos aguardados (e randômicos) dragões, mas também pelas mais diversas criaturas, por gigantes, pelos legendários mamutes e, claro, outras pessoas comuns. Quando se vê ao longe casas no alto de montanhas, ou qualquer outra paisagem possível, pode estar certo de que você consegue ir até lá e interagir com ela.
Todd Howard contou ao site Gamespot que cada cidade ou vilarejo existente no jogo tem sua própria economia e sistema de subsistência. Ou seja, os NPCs (personagens controlados pelo computador) vão ter vidas completas, fazendo refeições, indo até o mercado ou mesmo cortando lenha e fazendo gravetos para aquecer seus lares nas noites frias.
Img_normal
A sequência de ótimos jogos, principalmente no quesito interação entre personagens, continua a influenciar os títulos. Os diálogos presentes no jogo são imensos, e podem ser realizados com basicamente qualquer pessoa, animal ou criatura.
Grandes fãs da Apple
Umas das mudanças mais significativas, que raramente é evidenciada, são os HUD (Head Up Display — o que o jogador efetivamente vê na tela). Quando o inventário é aberto, apenas uma lista de categorias aparece no lado esquerdo, como roupas e armas. É só selecionar uma delas para que uma segunda lista se abra, contendo tudo que há na categoria elencada. Quando um item é selecionado, ele aparece aumentado no centro da tela, com detalhes sobre suas características, concluindo detalhes como procedência e que o fez.
Img_normal
Como já foi declarado várias vezes por Todd Howard, o diretor do game é um grande fã dos produtos e recursos da empresa Apple. Então, explicando a mudança na interface (que é uma das partes mais importantes de qualquer game de RPG), a Bethesda criou-os tentando imaginar o que a empresa de Steve Jobs faria, caso criasse um game de fantasia tal qual Skyrim.
Gerando expectativas cada vez maiores, The Elder Scrolls V: Skyrim está chegando na cabalística data de 11/11/11 ( dia 11 de novembro de 2011) para Xbox 360, PlayStation 3 e PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário