Seguidores

Radio Gamer

domingo, 19 de junho de 2011

Heróis são lembrados, mas as lendas nunca morrem

Apesar de extremamente popular nos Estados Unidos, a luta livre (wrestling) já teve momentos mais gloriosos aqui no Brasil. Salvo pelos valorosos esforços da BWF — saudades do Caipira Dom Afonso — a luta livre anda meio esquecida por aqui.
O saudoso telecatch tupiniquim já não faz o mesmo sucesso de outrora. Na década de 1960, a extinta TV Excelsior de São Paulo, transmitia “Os Reis do Ringue” — programa que acompanhava os embates do herói Ted Boy Marino contra rivais do calibre de Aquiles, Verdugo Rasputim, Barba Roxa e Múmia entre outros.
Nos Estados Unidos a história é bem diferente e a luta livre segue extremamente popular. As várias ligas profissionais — Raw, SmackDown!, ECW e TNA, entre outras — lotam estádios e faturam alto com licenciamento de produtos e transmissões para TV.
Img_normalEsse sucesso também se estende para os video games, com as edições anuais das franquias WWE SmackDown vs. Raw e TNA iMPACT!. Porém, esses jogos exploram apenas o universo contemporâneo da WWE — órgão máximo da luta livre mundial. Assim, grandes astros do passado acabam ficando de lado, aparecendo apenas como extras dentro dos elencos formados com as novas estrelas dos ringues.
Para sanar essas ausências históricas, a THQ preparou uma edição especial da linha WWE reunindo as grandes lendas do wrestling estadunidense. Nomes como Hulk Hogan, Macho Man, "Superfly" Snuka e The Rock sobem ao ringue para lutas épicas, nas quais o passado e o presente se misturam entre socos, pontapés e “tesouradas”.
Diferente das linhas WWE SmackDown vs. Raw e TNA iMPACT!, WWE All Stars se afasta da simulação e aposta fortemente no estilo arcade. A despretensão do gênero transparece em todos os elementos do título, especialmente nos visuais caricatos e jogabilidade acessível.
Exagero é a palavra de ordem quando o assunto é WWE, seja nos ringues reais ou virtuais. Atletas anabolizados e movimentos exorbitantes são marcas características dos embates de luta livre, e em WWE All Star eles estão ainda mais destacados.
Portanto, se você espera apenas por uma nova edição de WWE SmackDown vs. Raw é melhor rever os seus conceitos. Em WWE All Star as regras são diferentes.


Aprovado

Extravagante
O grande trunfo de WWE All Stars é a sua capacidade de reproduzir o clima excêntrico próprio dos ringues de telecatch. Movimentos exagerados, lutadores fantasiados e uma miríade de luzes e sons, criam um espetáculo que vai muito além do combate que se desenrola no ringue.
Em WWE All Stars toda essa dinâmica está presente. Os visuais caricatos mostram lutadores que parecem modelados à imagem de bonecos de ação. Os golpes são amplos e quando acertam o oponente passam uma sensação de impacto intenso.
Sem sombra de dúvida, WWW All Star é o título que melhor traduz o espetáculo dos ringues de luta livre para os video games. Um bom exemplo é o modo Fantasy Warfare, no qual o jogador participa de encontros épicos.
Img_normalNessa modalidade de jogo você é apresentado a duas lendas da WWE com habilidades ou estilos semelhantes, como Andre “The Giant” contra Paul “Big Show” Wight em um duelo de grandalhões ou, “Mr. Perfect” versus “The Miz” em uma batalha de egos. O diferencial fica por conta das introduções de cada luta, feitas com vídeos oficiais da WWE que criam a ambientação perfeita para os duelos.
O elenco de WWE All Stars é outro ponto forte. O título conta com 30 lutadores de diferentes épocas, combinando astros como Ricky "The Dragon" Steamboat, Hulk Hogan e The Rock. Além disso, o título já recebeu outras adições via DLC e deve ganhar mais alguns nomes de peso até o final do ano.
Com a sua cara... Ou quase
Se o extenso elenco de estrelas não for suficiente você ainda pode criar o seu próprio lutador. Como em WWE SmackDown vs. Raw, o jogador encontrará um robusto editor de personagens que permitirá uma enorme variedade de configurações.
O sistema não é perfeito, mas sua flexibilidade confere grande liberdade criativa e os resultados podem ser bem divertidos. Além de poder alterar características físicas, você também contará com uma grande seleção de roupas e adereços — alguns itens devem ser desbloqueados ao longo da campanha.
Além disso, o seu lutador poderá ser utilizado nos embates online em partidas ranqueadas ou livres. Por sinal, a opção multiplayer é realmente interessante. Salvo por alguns problemas de latência (lag) as disputas são divertidas e extremamente desafiadoras.
Simples de aprender, difícil de dominar.
A jogabilidade é muito acessível. Qualquer um é capaz de aprender os movimentos básicos em apenas alguns segundos. Porém, para realmente dominar todas as nuances dos controles você terá que passar longas horas treinando.
São quatro botões de ataque (forte e fraco) divididos em dois tipos (golpe e arremesso). Esses comandos podem ser combinados para realização de combos devastadores. Os movimentos patenteados dos lutadores também estão presentes, e como todo o resto da jogabilidade, não requerem longas horas de estudo dos controles para serem aplicados.
A parte complexa do sistema de combate reside no esquema de “inversão”. Quando um lutador segura o outro para executar um movimento mais elaborado o adversário pode tentar um inversão. No entanto, o agressor ainda pode tentar contragolpear a sua inversão, mudando tudo em questão de segundos.
Img_normalAlém disso, em WWE All Stars o ritmo é muito acelerado e a ação não para. Assim, fica difícil imobilizar o oponente ou executar aquele golpe especial característico de cada lutador. Para conseguir encaixar os infames movimentos patenteados você deverá minar a resistência do adversário até que o corpo dele comece a brilhar com uma luz vermelha.
Outro elemento que adiciona alguma variedade ao sistema de combate é a divisão dos atletas em quatro classes: Brawlers, Big Men, Acrobats e Grapplers. Cada uma com um tipo de habilidade favorecida, os Brawlers batem sem piedade, Big Men são grandalhões, Acrobats são ágeis e os Grapplers adoram levantar seus oponentes e jogá-los pelo ringue.

Reprovado

... Carregando
As lutas de WWE All Stars são incrivelmente ágeis, infelizmente esse atributo só se aplica dentro do ringue. São várias e longas telas de carregamento, o temível loading. É difícil não se estressar com a demora no load de um jogo que não exige muitos recursos técnicos.
Img_normalAlém disso, por mais que o design artístico do jogo seja bem trabalhado — o que contribui para a apreciação gráfica do título — seus aspectos técnicos ficam bem abaixo da média. Artisticamente o jogo agrada, mas podemos conferir alguns problemas técnicos como screen tearing e outros bugs.
Mas eu apertei o botão!
O sistema de combate de WWE All Stars é direto e fácil de aprender. O esquema de inversões é interessante, porém, extremamente frustrante. Para conseguir reverter um ataque você deve pressionar um determinado botão no momento certo, mas isso nem sempre funciona direito.
Além disso, algumas sequências especiais exigem um pouco mais de trabalho para serem executadas, todavia, não há nenhum tipo de tutorial para mostrar como o jogador deve realizá-las.
O sistema de detecção de colisões é outro elemento que rende alguma dor de cabeça. Alguns golpes dos adversários causam dano mesmo sem acertarem em você.


Vale a pena?

Fãs da WWE e de jogos de luta arcade vão apreciar as lutas de WWE All Stars. Se você prefere uma abordagem mais “realista”, WWE SmackDown vs. Raw é uma escolha mais apropriada.
O clima exagerado da WWE é aproveitado na jogabilidade (repleta de golpes extravagantes) e nos visuais altamente estilizados. Toda essa ambientação cria uma dinâmica diferente e muito interessante. O gênero luta livre sofre com edições repetitivas e pouco inspiradas, já em WWE All Stars encontramos algo novo.
O sistema de combate é simples, mas suas variações podem torná-lo desafiador — o que não combina muito bem com o conceito arcade do jogo. O elenco é um ponto forte, são 30 lutadores de diferentes épocas que colocam frente a frente grandes astros da WWE, promovendo encontros de lendas do passado e estrelas que ainda brilham nos rinques.
WWE All Stars é um jogo divertido, mas que não agradará a todos. Trata-se de um título mediano, um bom passatempo, no entanto, se você prefere algo mais elaborado é melhor procurar por outro game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário