Seguidores

Radio Gamer

domingo, 20 de novembro de 2011


Longe de ser perfeito, mas ainda o melhor [vídeo]


96ESCOLHA DO BJ
  • VisualNota 95
  • JogabilidadeNota 93
  • ÁudioNota 98
  • DiversãoNota 96
PrósVer Todos
Contra
Videoanálise
Se no mundo real Sebastian Vettel já é o campeão antecipado da Fórmula 1, nas pistas digitais a vencedora é a Codemasters. Após criar o que pode ser considerado o melhor jogo da categoria já lançado, a desenvolvedora chega agora disposta a firmar ainda mais esta posição com F1 2011.
Apresentando uma série de melhorias e atendendo a diversos pedidos dos fãs, o novo game tem a missão de levar todos os conceitos de seu antecessor mais além e apresentar o circo da Fórmula 1 de forma mais fiel possível. Escolha o melhor conjunto de pneus, formule uma estratégia campeã para a parada nos boxes e prepare-se para a corrida de sua vida.

Aprovado

O que era bom ficou melhor
Não há espaço para discussão quando o assunto é a jogabilidade criada pela Codemasters para seus jogos de corrida. Os controles simples e bem mapeados respondem perfeitamente aos comandos do jogador e aparecem com pequenas mudanças. Aliado às novidades trazidas pelas novas regras da atual temporada do esporte, F1 2011 se tornou um título ainda mais desafiador.
Img_normalA simulação foi melhorada e, agora, dirigir um carro em alta velocidade ficou mais difícil. O veículo responde melhor à pista e às condições climáticas, exigindo precisão por parte do jogador. Isso faz com que o momento da ultrapassagem se torne extremamente crítico e obriga o jogador a pensar estrategicamente antes de agir.
Neste ano, os carros de Fórmula 1 receberam dois novos sistemas que privilegiam a velocidade: o KERS, que aproveita a energia dos freios para dar mais potência ao motor, e as asas móveis, que reduzem a resistência do ar no aerofólio traseiro. As duas funções aparecem no game de forma extremamente fiel e permitem extrair o máximo de potencial de cada veículo.
Outra grande novidade é o safety car. O veículo de segurança que aparece após acidentes ou quando a prova é interrompida surge para tornar a competição mais verossímil e incentivar mudanças rápidas de estratégia. O recurso pode transformar uma corrida completamente e deixá-la ainda mais imprevisível e emocionante.
Um mundo mais vivo
Outro grande ponto positivo de F1 2011 são os visuais, que aparecem bem melhores que em seu antecessor. O motor gráfico utilizado pela Codemasters é exatamente o mesmo, mas recebe agora novas aplicações de shaders e texturas de maior qualidade. O resultado são reflexos extremamente fiéis na lataria e iluminação consistente. Um resultado que salta aos olhos, principalmente em circuitos como o de Cingapura, visto no vídeo acima, ou nas corridas com chuva.
O detalhamento dos ambientes também foi consideravelmente melhorado. Ao entrar nos boxes, por exemplo, é possível ver as equipes concorrentes trabalhando nos carros dos rivais, enquanto outras se preparam para a chegada de seus pilotos. As arquibancadas também apresentam mais torcedores — que agora torcem com mais animação, soltam fogos ou utilizam buzinas — e os edifícios em torno do autódromo aparecem de forma muito mais apurada.
Divida e gerencie as glórias e fracassos
Além do tradicional multiplayer competitivo, F1 2011 conta também com dois modos cooperativos inéditos. É possível disputar corridas simples contra um parceiro em tela dividida ou compartilhar toda uma temporada com um amigo por meio da internet. Tal função exige comprometimento e, acima de tudo, estratégia para garantir a vitória da equipe.
O gerenciamento da carreira, um aspecto interessante de F1 2010, volta agora ainda mais complexo. O jogador pode acompanhar seu desempenho por meio de manchetes de jornal e emails enviados por jornalistas e dirigentes de equipe. Além de garantir um bom desempenho nas pistas, o piloto deve também saber dosar suas respostas à imprensa, de forma a obter contratos mais lucrativos e ganhar prestígio.
A força está nos detalhes
Além dos pontos positivos acima, que saltarão aos olhos de todos que jogarem F1 2011, há também aspectos que farão a cabeça apenas dos mais detalhistas e aficionados pela Fórmula 1. Os volantes dos veículos foram reproduzidos fielmente a partir de modelos reais. Agora, também é possível ouvir claramente o som do motor e da caixa de câmbio em funcionamento, além de observar a cabeça dos pilotos se movimentando de acordo com a velocidade e direção das curvas.

Reprovado

Falsa realidade

As novidades de F1 2011, que vieram para agradar aos fãs mais exigentes, podem ser um pouco frustrantes para aqueles que exigirem fidelidade extrema. Apesar de ter trabalhado com muita atenção em novos sistemas, como o KERS e o safety car, a Codemasters se esqueceu de aprimorar a inteligência artificial e comete os mesmos erros de F1 2010.
São raríssimas as vezes em que a IA causa acidentes por si só, fazendo com que a entrada do safety car ocorra apenas quando o próprio jogador se envolve em incidentes. A ideia do veículo de segurança também perde o sentido quando não é possível ver os destroços ou veículos acidentados pela pista. Assim, as voltas e mais voltas em baixa velocidade podem tornar a jogabilidade chata, em vez de mais realista.
Quase lá
Todo o detalhismo e toda a fidelidade visual de F1 2011 não vieram sem um preço. O título ainda sofre das quedas na contagem de quadros por segundo que assolavam seu antecessor. Apesar de serem menos frequentes e perceptíveis, as reduções impedem que o título seja tecnicamente perfeito.
"Bla bla blá"
Todo o investimento em novas dinâmicas durante a corrida não se aplicam também ao engenheiro da equipe. Os auxiliares não falam nada de útil e se limitam a apresentar informações que não ajudam em nada no decorrer das provas. Tal problema, infelizmente, já pode ser considerado uma tradição nos títulos da Codemasters.

Vale a pena?

Img_normalF1 2011 consegue tomar o primeiro lugar no pódio de seu antecessor e assume com méritos o posto de melhor jogo de Fórmula 1 já lançado. Isso, porém, não significa que o título seja perfeito. Existem falhas, incapazes de remover o brilhantismo do trabalho da Codemasters, mas que podem deixar os jogadores mais detalhistas bastante frustrados.
Se você gosta da categoria, o título deve ser compra certa, já que as novas regras e possibilidades deixaram o jogo ainda mais emocionante. O mesmo vale para aqueles que buscam um bom jogo de corrida. A aquisição de F1 2011 não é recomendada apenas para aqueles que não são fanáticos pelo esporte e já possuem a versão 2010 da franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário